10/04/2008

(Romanos 7:12-25)

Paulo era pecador. A lei era contrária a ele e, porém, realmente santa e justa. O que é santo e justo é, necessariamente, bom. No resto deste capítulo, Paulo procura explicar a relação do pecador à lei, frisando claramente a necessidade de um Salvador.
A Lei é Boa (12-14)
Foi a lei em si que matou Paulo? Não! O pecado causou a sua morte (12-13). O pecado é maligno, enquanto a lei é boa. A lei é espiritual, mas o homem pecador é carnal (14).
A Lei X O Pecado (14-24)
Este trecho desafia o estudante. Paulo fala aqui sobre a sua situação na época que escreveu ou sobre a sua situação no passado, antes de ser salvo por Jesus? Considere:
1. Há uma batalha na vida do cristão, em que este peca e não faz tudo que quer em serviço a Deus (veja Gálatas 5:17; 1 João 1:8-10; Efésios 6:12). Se Paulo falasse aqui apenas desta batalha, daria para entender como a circunstância atual do cristão.
2. Mas Paulo não fala somente de batalha. Fala da escravidão, do domínio do pecado, do fracasso, etc. Estas palavras sugerem a situação dele antes de conhecer Cristo. Note os contrastes na tabela abaixo.
Concluímos, então, que Paulo refere-se, aqui, ao problema do homem pecador sem Cristo. Mesmo o homem que quer fazer o bem não tem força suficiente para vencer o pecado e guardar a lei. “Não há justo, nem um sequer” (3:10). O homem que procura se justificar pelos atos de mérito será vencido pelo pecado e consumido pela morte.
Qual a solução? O entendimento do problema do pecado, que Paulo conseguiu pela lei, leva o pecador ao grito desesperado: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (24)
A Única Resposta (25)
A resposta, a única resposta, a única resposta para qualquer pessoa (tanto judeus como gregos): “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor” (25). Deixado sozinho, Paulo ainda serviria a Deus com a mente, mas não se livraria do pecado.
Mas ele não foi deixado sozinho. O capítulo 8 mostra como Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) ajuda o cristão a fazer a vontade de Deus.
Antes (sob o pecado/no regime da lei)
Agora (sob a graça de Cristo)
Sou carnal (7:14)
Vivíamos segundo a carne (7:5)
Não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (8:4)
Os que estão na carne não agradam a Deus (8:8)
Se está na carne, não é de Cristo! (8:9)
Não somos constrangidos a viver segundo a carne, que leva à morte (8:12-13)
Nada disponhais para a carne (13:14)
Vendido à escravidão do pecado (7:14)
Outrora, escravos do pecado (6:17,20)
Escravidão da impureza (6:19)
Não somos escravos do pecado (6:6)
Libertados do pecado (6:18,22)
Servos da justiça (6:19)
O pecado habita em mim e controla as minhas ações (7:15-23)
O Espírito habita no cristão e o guia (8:9-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe