10/04/2008

, (Romanos 2:17-29)

A Culpa dos Judeus (,Depois de mais de 1.500 anos de superioridade espiritual, os judeus não acharam fácil aceitar as palavras de Paulo. Eles eram iguais aos gentios? Igualmente culpados diante de Deus?
Os Judeus Não Têm Desculpa
Mesmo tendo a lei especial que Deus lhes deu, se mostram desobedientes. Paulo descreve a auto-justiça dos judeus, certamente a mesma confiança que ele tinha anteriormente quando era fariseu:
● Tem por sobrenome judeu (17)● Repousa na lei (17)● Gloria-se em Deus (17)● Conhece a vontade de Deus (18)● Aprova as coisas excelentes (18; compare 2:3 e 1:32)● É instruído na lei (18)● Considera-se guia dos cegos (19)● Luz aos que estão nas trevas (19)● Instrutor de ignorantes (20)● Mestre de crianças (20)● Tem a sabedoria e a verdade na lei (20)
Os judeus receberam e até ensinaram os princípios da lei. O problema foi de não praticar o que pregavam (21). Será que cometemos o mesmo erro? Ensinamos os outros que devem respeitar a palavra de Deus, mas somos, de fato, obedientes?
Paulo mostrou a culpa dos judeus que pregavam que não se deve furtar, mas furtavam (21); condenavam o adultério, mas o praticavam (22); abominavam os ídolos, mas roubavam os templos deles (22; veja a proibição em Deteuronômio 7:25-26, a citação em Josué 6:18 e a conseqüência da desobediência de Acã em Josué 7).
Judeu Carnal X Judeu Espiritual
Paulo define a diferença entre o judeu carnal e o judeu espiritual (25-29). Ele amplia o argumento de Jesus sobre a necessidade de agir como o povo de Deus. Enquanto os judeus geralmente confiavam muito na sua posição como descendentes de Abraão (João 8:33), a verdadeira descendência é determinada pela atitude e a conduta espiritual (João 8:39-40,47).
A circuncisão – a marca de distinção do judeu – teria valor somente acompanhada por obediência perfeita à lei (25).
O gentio que guarda a lei seria igual ao judeu (26), até capaz de julgar o judeu desobediente (27).
O verdadeiro judeu não é aquele que fez a circuncisão da carne, e sim aquele que fez a circuncisão do coração (28-29). Observe a série de contrastes aqui:
O Judeu Verdadeiro
O Judeu Falso
Um Judeu Interiormente
Um Judeu Exteriormente
Circuncisão do Coração
Circuncisão da Carne
Espírito
Letra
Louvor Procede de Deus
Louvor Procede dos Homens
Essa definição do judeu verdadeiro se torna importante no nosso estudo do resto do livro de Romanos. Sempre devemos prestar bem atenção para discernir o sentido de palavras como “judeu” e “israelita”.
Nós, hoje, devemos ser judeus verdadeiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe