10/30/2008

Mateus 22

22:1-14
A parábola das bodas mostrou a atitude dos religiosos da época de Jesus. Foram convidados à festa, mas desprezaram o rei e não foram. Alguns até maltrataram os servos do rei.
O rei mandou convidar pessoas mais humildes, representando os publicanos e pecadores (veja 21:32). Estas pessoas aceitaram o convite.
Mesmo assim, o rei encontrou uma pessoa na festa usando trajes inadequadas. Quando o homem não tinha como se defender, o rei mandou que ele fosse castigado.
**Obs.: Esta parábola oferece várias lições importantes. Duas merecem destaque especial: (1) Aos religiosos, Jesus ensinou que aquele que despreza o convite do rei será deixado fora do reino dele. (2) Aos mais humildes, Jesus mostrou a importância de entrar e ficar no reino nos termos que agradam ao rei. Compare Romanos 11:11-24.
22:15-22
Os fariseus se ajuntaram aos herodianos para preparar uma armadilha para Jesus. Inventaram uma pergunta na qual qualquer resposta ofenderia alguém.
A pergunta deles: É lícito pagar impostos ao governo romano?
A resposta de Jesus: A moeda tem a imagem de César, então pode dar para ele o que é dele, e para Deus o que é de Deus.
**Obs.: Além de ensinar um princípio importante que ajuda os cristãos a se portarem bem no mundo hoje, cumprindo as suas obrigações aos governos humanos, Jesus mostrou grande sabedoria em relação aos interrogadores. Ao invés de ofender uma seita para satisfazer a outra, ele respondeu a qualquer argumento que fariam antes de eles falarem.
25:23-33
Agora, é a vez dos saduceus, uma seita que negava a ressurreição de entre os mortos.
A pergunta deles: Eles inventaram um caso de uma viúva que casou, successivamente, com sete irmãos e, depois, morreu sem ter filhos. Na ressurreição, ela será esposa de qual deles?
A resposta de Jesus: Jesus respondeu a pergunta, e também respondeu à idéia errada atrás da pergunta. (1) Ela não será esposa de ninguém, porque o casamento continua somente nesta vida. (2) Quanto à ressurreição, eles erraram na ignorância, não percebendo que Deus falava dos mortos como pessoas ainda vivas.
**Obs.: A idéia dos mórmons, ou qualquer outro grupo que ensina que o casamento continua após a morte, não tem apoio bíblico. O casamento dura até a morte de um dos companheiros (Romanos 7:2).
**Obs.: Jesus fez um argumento aqui baseado no tempo de um verbo usado numa passagem bem antiga. Nós devemos ter o mesmo cuidado no estudo da palavra de Deus. As palavras têm sentido!
22:34-40
Um fariseu fez outra pergunta para Jesus: "Qual é o grande mandamento na lei?"
A resposta de Jesus: O primeiro mandamento é amar a Deus, e o segundo é amar ao próximo.
**Obs.: Talvez eles procurassem envolver Jesus nas disputas deles sobre os mandamentos mais importantes. Alguns deles enfatizavam muito o sábado. A resposta de Jesus foi sábia, e frisou o princípio fundamental de qualquer lei de Deus, o amor.
22:41-46
Esta vez, Jesus perguntou para os fariseus: O Cristo é filho de quem?
Eles responderam: De Davi.
Daí, Jesus pediu que eles explicassem por que Davi chamou o Cristo de "Senhor", pois é entendido que o pai é maior que o filho.
Ninguém lhe interrogou mais!

2 comentários:

  1. Anônimo6/10/2012

    essa pasagem nos encina q nao tevemos nos recuar qd Deus nos chama

    ResponderExcluir
  2. muito bom ..............

    ResponderExcluir

Deus Abençôe