10/20/2008

Marcos 6:1-56

Jesus é Rejeitado na sua Terra (6:1-6)
- Jesus ensinou na sinagoga da sua terra (6:1-2) - O povo maravilhou-se com sua sabedoria (6:2) - Mas, estes vizinhos rejeitaram Jesus porque ele era conhecido como o carpinteiro de uma família comum (6:3) - Por causa da incredulidade deles, Jesus não fez muito trabalho naquela região, mas foi para outros lugares (6:4-6)
Perguntas:
1. No versículo 2, o que os vizinhos de Jesus admitiram sobre ele?
2. Por que eles rejeitaram Jesus (versículo 3)?
3. O versículo 5 está dizendo que o poder de Jesus era limitado e controlado por outras pessoas? Explique.
Jesus Envia os Apóstolos para Pregar (6:7-13)
- Jesus deu instruções aos doze e os enviou a pregar (6:7-11) - Eles pregaram ao povo que se arrependesse, expulsaram demônios e curaram enfermos (6:12-13)
Perguntas:
1. Considere as instruções que Jesus deu aos apóstolos e explique:
a. Por que não deveriam levar muitas coisas?
b. Como ele mandou que eles reagissem nos lugares onde a mensagem era rejeitada?
2. Qual era o ponto principal da pregação dos apóstolos?
3. Eles realizaram quais tipos de milagres?
João Batista Morre (6:14-29)
- Mateus 14:12-13 acrescenta um detalhe que explica o porquê este relato foi colocado nesta narrativa: Os discípulos de João sepultaram seu corpo e foram anunciar a Jesus sua morte. Parece que Jesus recebeu a notícia da morte do seu primo e servo durante a ausência dos apóstolos, talvez no dia em que eles voltaram do trabalho. - João Batista morreu porque ele pregou a verdade corajosamente (6:14-29) - Ele condenou o casamento ilícito de Herodes com Herodias - Herodes respeitava João, mas Herodias o odiava - No aniversário do nascimento de Herodes, a dança da filha de Herodias agradou a Herodes e ele ofereceu dar o que ela quisesse, até a metade do reino - Herodias aconselhou sua filha a pedir a cabeça de João Batista - Com tristeza, Herodes mandou que João fosse executado - Os discípulos de João depositaram seu corpo no túmulo
Perguntas:
1. É possível um casamento ser ilícito perante a lei de Deus?
a. O pecado deste casal (Herodes e Herodias) foi apenas em entrar no casamento ou foi também em continuar o relacionamento?
b. Numa situação deste tipo, o que seria necessário para produzir frutos de arrependimento?
2. Como devemos aplicar o exemplo da coragem e da intrepidez de João Batista em nosso trabalho?
Jesus Multiplica os Pães e os Peixes (6:30-44)
- Os apóstolos voltaram, e ficaram muito ocupados por causa do grande número de pessoas indo e vindo (6:30-33) - Jesus disse que eles deveriam ir para um lugar deserto para repousar - A multidão os seguiu (6:33) - Jesus tinha compaixão e ensinou o povo durante o dia inteiro (6:34-35) - Por causa da hora e da fome dos ouvintes, Jesus mandou que os discípulos dessem alimentos ao povo (6:36-37) - Os apóstolos, já esquecidos dos milagres que eles tinham feito, sentiram-se incapazes de obedecer esta ordem (6:37) - Jesus usou cinco pães e dois peixes e alimentou à multidão de 5.000 homens (6:38-44)
Perguntas:
1. O que foi que Jesus sugeriu quando os apóstolos voltaram e ficaram muito ocupados?
2. O que impediu Jesus e os apóstolos quando eles tentaram sair para repousar?
3. O que Jesus fez durante o dia inteiro? Qual milagre notável ele fez no fim do dia?
4. Leia João 6:14-15 e descreva a reação do povo depois deste milagre.
5. Considere bem este dia na vida de Jesus e como ele lidou com:
a. Tristeza (a morte de João)
b. Cansaço (muitas pessoas indo e vindo; o dia inteiro ensinando)
c. Tentação (o povo queria fazê-lo rei, mesmo sem cumprir a missão dada por Deus S veja João 6:14-15)
Jesus Ora num Monte e Anda sobre o Mar (6:45-56)
- Depois de um dia tão difícil, Jesus subiu ao monte para orar, e continuou lá até a quarta vigília da noite S entre às 3:00 e às 6:00 horas da madrugada (6:45-48) - Ele andou sobre o mar e chegou ao barco dos discípulos. Eles tiveram dificuldade por causa do vento contrário (6:48-50) - Quando ele subiu no barco, o vento cessou (6:51) - Os apóstolos ficaram admirados, ainda não entendendo o poder de Jesus (6:51-52) - Em Genesaré, Jesus realizou muitos milagres (6:53-56)
Perguntas:
1. Depois de um dia cheio de tristeza, cansaço e tentação, Jesus tinha a escolha entre descanso físico e oração. O que ele escolheu fazer durante quase a noite inteira?
2. Como devemos imitar Jesus em seus hábitos de oração?
3. Quando Jesus andou sobre o mar, como reagiram os apóstolos? Por quê?
4. Descreva os milagres de Jesus em Genesaré.
Desafio Adicional: Considere este dia na vida de Cristo no contexto que achamos no relatório de Mateus 14 e João 6. Jesus está numa situação complicada: Tristeza (e, talvez, perigo por causa da morte de João), Cansaço por causa da multidão, Tentação porque o povo queria fazê-lo rei, e Responsabilidade de falar a verdade, mesmo sabendo que muitas pessoas o abandonariam (veja João 6:60,66). Como Jesus suportou estes desafios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe