10/20/2008

Marcos 5:1-43

Jesus Expulsa Demônios de um Geraseno (5:1-14)
- Na terra dos gerasenos, Jesus encontrou um homem possesso de demônio, que não podia ser controlado (5:1-5) - Este homem viu Jesus e correu para adorá-lo (5:6-7) - Ele confessou que Jesus era Filho do Deus Altíssimo - Pediu a Jesus que ele não o atormentasse - Jesus expulsou os demônios (5:8-13) - Jesus perguntou o nome do demônio. Ele respondeu que o nome era Legião "porque somos muitos" (5:8-9) - Os demônios pediram a Jesus que não os mandasse para fora do país, mas para uma manada de porcos (5:10-12) - Jesus concedeu seu pedido, e os porcos se afogaram no mar (5:13) - Os homens que tomavam conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia deste milagre, e o povo foi ver o que tinha acontecido (5:14)
Perguntas:
1. Descreva a situação do endemoninhado que Jesus encontrou.
2. Qual foi a confissão deste homem (ou dos demônios) referente a Jesus?
3. Qual era o nome do demônio? Por quê?
4. Para onde foram os demônios expulsos? O que aconteceu?
Os Gerasenos Pedem que Jesus Saia da Terra deles (5:15-20)
- Os gerasenos vieram para saber o que tinha acontecido, e acharam o homem que era anteriormente endemoninhado perfeitamente curado (5:15-16) - Eles pediram a Jesus que saísse da terra deles (5:17) - O homem curado quis ir com Jesus, mas Cristo não o deixou (5:18-20) - Jesus enviou este homem a anunciar o evangelho a seus parentes - O homem obedeceu e divulgou a notícia em Decápolis
Perguntas:
1. Como reagiu o povo à evidência do milagre em que Jesus curou o endemoninhado?
2. Por que os gerasenos pediram que Jesus saísse da terra deles?
3. Observe o contraste nas instruções de Jesus em Marcos 1:43-44 e 5:19. Por que Jesus proibiu que um homem falasse e mandou que outro divulgasse a notícia?
a. Qual é a diferença nas duas situações?
b. Qual das duas assemelha-se mais com a nossa circunstância hoje?
c. Explique sua resposta e a aplicação nos dias de hoje.
Jairo Pede a Jesus que Ele Cure sua Filha (5:21-24)
- No outro lado do mar, Jesus encontrou de novo uma grande multidão (5:21) - Jairo, um dos principais da sinagoga, chegou a Jesus e pediu que ele curasse sua filha (5:22-23) - Jesus foi com ele, apertado pela multidão (5:24)
Perguntas:
1. Note o contraste entre os povos dos dois lados do Mar da Galiléia (5:17,21,24). Todos os campos são iguais?
2. Quem pediu a Jesus que ele curasse uma criança? Este homem mostrou a mesma atitude que a maioria dos líderes dos judeus havia mostrado?
No Caminho, Jesus Cura uma Mulher (5:25-34)
- Uma mulher com uma grave doença e evidentemente incurável foi a Jesus e tocou-lhe a veste, esperando ser curada (5:25-28) - Imediatamente foi curada (5:29) - Jesus perguntou: "Quem me tocou?" (5:30-32) - A mulher, com medo, admitiu o que ela fez (5:33) - Jesus falou que ela recebeu a cura pela fé (5:34)
Perguntas:
1. Descreva a condição da mulher que procurava a cura.
2. Como foi curada esta mulher? Observe:
a. O poder de Jesus: O contato da mulher com ele a salvou imediatamente
b. Ela foi salva pela fé (v. 34): Foi fé com obras ou sem obras? Ela foi salva por suas próprias obras de justiça? Faça a ligação com Efésios 2:8-10; Tiago 2:20-26.
Jesus Ressuscita a Filha de Jairo (5:35-43)
- Com esta interrupção no caminho, Jesus e Jairo demoraram e algumas pessoas da casa de Jairo chegaram para dizer que a filha dele já tinha morrido (5:35) - Jesus continuou com Jairo, levando consigo apenas Pedro, Tiago e João (5:36-37) - Quando Jesus chegou na casa e disse que a criança não estava morta, mas somente dormia, as pessoas que estavam lamentando sua morte riram dele (5:38-40) - Jesus mandou que todos saíssem, menos os três apóstolos e os pais da menina, e ele a ressuscitou (5:41-43)
Perguntas:
1. Qual foi a notícia dada pelas pessoas que saíram da casa de Jairo para encontrar Jairo e Jesus no caminho?
2. Como respondeu Jesus?
3. O que Jesus fez na casa de Jairo?
4. Considere os três milagres no capítulo 5. Descreva como cada caso foi especialmente complicado. Como Jesus mostrou seu poder em cada caso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe