10/20/2008

MARCOS 1;1-8

João Batista Prepara o Caminho do Senhor (1:1-8)
- Assunto do livro: Jesus Cristo, Filho de Deus (1:1) - João Batista (1:2-8) - A ligação com os profetas do Velho Testamento - A aparência dele: - Roupas estranhas - Se alimentava de gafanhotos e mel silvestre - A mensagem dele: - Batismo de arrependimento para remissão de pecados - A vinda daquele que é mais poderoso • João não seria digno nem de servir como o seu escravo • O contraste entre os batismos ilustra a diferença na autoridade dos dois
Perguntas:
1. Quem é a pessoa mais importante no livro de Marcos?
2. Por que este livro começa falando de João?
3. Descreva a mensagem de João Batista.
4. Considere as roupas e os alimentos deste profeta. Nosso julgamento de uma mensagem deve ser baseado na aparência do mensageiro? Aplique sua resposta.
5. Como João se comparava com Cristo?
6. Somos dignos de ser escravos de Jesus? Explique sua resposta.
Jesus é Batizado e Tentado (1:9-13)
- Jesus saiu da Galiléia e foi ao rio Jordão para ser batizado por João (1:9-11) - O Espírito desceu sobre ele imediatamente depois do batismo - A voz do Pai foi ouvida dos céus - Depois do batismo, Jesus foi ao deserto e superou 40 dias de tentações (1:12-13)
Perguntas:
1. Leia Marcos 1:5,9; João 1:28; e Mateus 3:1 e olhe num mapa para ver a distância que Jesus andou para ser batizado. Ele considerou o batismo importante? Por quê?
2. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são apenas nomes diferentes da mesma pessoa? Explique sua resposta, citando a história do batismo de Jesus.
3. O que aconteceu na vida de Cristo imediatamente depois de seu batismo? O que vai acontecer na vida de um cristão depois de seu batismo?
Jesus Começa Seu Ministério e Chama os Primeiros Discípulos (1:14-20)
- Jesus começou a pregar na Galiléia (1:14-15). A mensagem dele foi que: - O reino de Deus estava próximo - A fé e o arrependimento eram necessários - Jesus chamou os primeiros discípulos: Simão, André, Tiago e João (1:16-20) - Ele os chamou para serem pescadores de homens - Eles deixaram as redes e seu pai (no caso dos filhos de Zebedeu) e o seguiram imediatamente
Perguntas:
1. Quais foram os temas da pregação de Jesus?
2. Quais são os nomes dos primeiros discípulos que Jesus chamou?
3. Jesus prometeu que seus discípulos fariam o quê?
Jesus Realiza Vários Milagres na Galiléia (1:21-45)
- Neste trecho achamos o porquê Marcos é chamado de um livro de ação. Aqui, Marcos dá alguns exemplos dos milagres de Jesus - Jesus curou um endemoninhado em Cafarnaum (1:21-28) - O povo ficou impressionado com o ensinamento de Jesus na sinagoga num sábado - Jesus expulsou um demônio e o povo se admirou por causa da autoridade dele de controlar os demônios - Jesus curou a sogra de Pedro (1:29-31) - Jesus realizou vários outros milagres (1:32-34) - Jesus foi para outros lugares da Galiléia (1:35-39) - Jesus saiu para orar, e os discípulos o procuraram dizendo que a multidão estava procurando por ele - Jesus não voltou à multidão, mas foi a outros lugares para pregar e expulsar demônios - Jesus curou um leproso (1:40-45) - Nesta cura, Jesus mostrou sua compaixão - Ele mandou que o homem curado não falasse dele, mas o homem não obedeceu - O resultado foi que Jesus não pôde entrar nas cidades por causa do grande número de seguidores
Perguntas:
1. O povo de Cafarnaum ficou impressionado por quais duas coisas que Jesus fez?
2. Onde e quando Jesus expulsou o demônio do homem em Cafarnaum?
3. Quem foi curada na casa de Simão e André?
4. Por que Jesus saiu de Cafarnaum?
5. Qual foi a advertência dada por Jesus ao homem curado de lepra? Ele obedeceu? Qual foi o resultado da divulgação da notícia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe