10/10/2008

Atos 27:1 - 28:31

Paulo Começa sua Viagem para Roma (27:1-26)
- Paulo foi entregue a Júlio, um centurião, e foi acompanhado por Aristarco de Tessalônica e Lucas16 (27:1-2)
[16 A última parte do livro de Atos em que Lucas está junto com Paulo (sabemos porque fala sempre de "nós", assim incluindo o autor do livro na narrativa) é de 27:1 a 28:15.]
- No primeiro dia da viagem, eles foram para o norte perto da costa e chegaram a Sidom, onde Paulo foi atendido pelos irmãos (27:3)
- O navio passou entre a ilha de Chipre e a terra de Cilícia e eles desembarcaram em Mirra (27:4-5)
- Embarcaram em outro navio, este com destino à Itália, que conseguiu chegar com muita dificuldade em Bons Portos, na ilha de Creta (27:6-8)
- A navegação se tornou difícil e perigosa, porque o inverno, com seus ventos fortes, já estava chegando. O tempo do Dia do Jejum (Dia da Expiação) já tinha passado. Este dia especial foi observado no mês de outubro (27:9)
- O centurião tinha que escolher entre o conselho de Paulo, um prisioneiro, e os marinheiros. Ele rejeitou o aviso de Paulo e decidiu continuar a viagem um pouco mais17 (27:9-12)
[17 De novembro a março, foi considerado impossível a navegação no Mediterrâneo. Então, eles decidiram continuar por mais um pouco para achar um lugar melhor onde passar o inverno. Escolheram Fenice, na mesma ilha de Creta, como destino.]
- Eles continuaram perto da costa de Creta, até que um vento forte (Euroaquilão) levou o navio para o sul, na direção da África (27:13-15)
- Enquanto o navio foi levado pelo vento, eles jogaram fora muitas coisas, temendo a possibilidade de naufrágio nas areias movediças da Sirte, a costa africana entre Cartago e Cirene (27:16-19)
- Depois de alguns dias sem ver o sol nem estrelas, eles ficaram desesperados (27:20)
- Paulo falou com as pessoas no navio, dizendo que um anjo tinha revelado para ele que o navio seria destruído, mas que todas as pessoas sobreviveriam (27:21-26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe