10/01/2008

1 Coríntios 11:2-34

O cristianismo se apoia num modelo fixo dado a nós pelo Senhor através dos apóstolos. Em geral, os coríntios estavam retendo firmemente as tradições que Paulo lhes havia entregue (2). Mas havia uma área na qual Paulo os repreendeu (17) e relembrou-lhes o ensinamento que lhes havia passado (23).
Liderança (11:2-16): Deus é o cabeça de Cristo, que é o cabeça do homem, que é o cabeça da mulher. Deus, o Criador, tem direito a determinar nossos papéis e devemos respeitar a hierarquia que ele estabeleceu. Sem dar muitos detalhes específicos, Paulo ensinou os homens a não cobrirem as suas cabeças quando oravam ou profetizavam e as mulheres a usarem véus quando oravam e profetizavam. Ele baseava seu apelo na natureza básica dos homens e das mulheres (7-9), nos anjos (10), no comprimento do cabelo dos homens e das mulheres (14-15) e na prática universal das igrejas (16).
A Ceia do Senhor (11:17-34): Os coríntios estavam abusando da ceia do Senhor. As divisões entre eles os levavam a não esperar para partilhar juntos, mas cada um comia o seu próprio alimento logo que possível, nada deixando para os outros. O ambiente era irreverente, e os pobres estavam sendo excluídos. Paulo deu diversas ordens específicas para corrigir a situação. Primeiro de tudo, a ceia do Senhor não era para ser transformada numa refeição comum. As refeições deveriam ser tomadas em casa, mas a ceia do Senhor era uma recordação solene da morte de Cristo. Segundo, ele ordenou que a ceia fosse observada reverentemente meditando na crucificação. Ele advertiu que aqueles que participassem sem uma séria reflexão seriam culpados do próprio corpo e sangue do Senhor. De fato, alguns já tinham sido castigados pelo Senhor porque não estavam participando corretamente. Finalmente, Paulo lhes disse para esperar uns pelos outros antes de começar a tomar a ceia do Senhor. Desse modo todos eles poderiam juntamente comer e recordar do Senhor.
Estes mesmos princípios precisam ser observados hoje. ì Eventos sociais fazem parte do trabalho do lar, e não da obra da igreja. A obra da igreja local é espiritual. í Devemos comemorar a ceia do Senhor com a máxima reverência, dando tempo para pensar sobre o sofrimento e o amor do Senhor e quanto lhe devemos. î A ceia deve ser comemorada por toda a congregação ao mesmo tempo. A ceia do Senhor pertence à reunião da igreja, onde o Senhor a colocou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe